O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR ) realizou no município de Trairão na Comunidade Vila Planalto que fica na margem da BR 163, o curso de Produção Artesanal de Derivados do Leite, voltado para a promoção social dos participantes dentro da cadeia produtiva do leite.

Realizado no período de 17 a 21 de abril, o curso foi uma parceria entre SENAR e Prefeitura Municipal de Trairão, Secretaria Municipal de Agricultura e Associação do Moradores da Comunidade da Vila Planalto, reunindo 20 participantes.

Durante a realização do curso, foram destacados os principais tipos de produções derivadas do leite, incluindo queijo coalho, iogurte natural, doces variados (de soro pastoso e em barra), coalhada, requeijão, entre outros. O Curso foi administrado pela instrutora do Senar Suzana Oliveira.

O encerramento do curso esteve presente o Secretário de Agricultura Frank Sousa , Supervisor do Senar Paulo Roberto , Vereador Luís Cutia ,Vereadora Elis , Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura Denes Dhemenson, Técnico Agropecuária da Secretaria de Agricultura Charles , Jacó Zootecnista e Técnico do Senar do Programa Ateg Leite e a Assessora da Prefeitura Janaína Medina.
“O SENAR se orgulha de sua atuação no estado do Pará .Por meio destes cursos, que podem parecer simples para muitas pessoas, mais vidas são transformadas, pois são abertas novas possibilidades de trabalho e empreendedorismo. Já tivemos relatos de sucesso onde produtores rurais, após participar do curso, desenvolveram um ritmo de produção e venda que elevou a renda e a qualidade de vida para melhor”, afirmou Supervisor do Senar Paulo Roberto.